Equipamentos de ensaio de resistência/continuidade de aterramento Entran - Modelos até 30A, com conectividade e fabricados no Brasil
Soluções completas para ensaios de resistência de aterramento ou contiuidade de aterramento
A Entran é uma fabricante brasileira de equipamentos eletrônicos que desenvolve e produz uma linha completa de equipamentos para ensaios de resistência de aterramento. Nossos equipamentos são projetados para oferecer confiabilidade, simplicidade de operação e suporte técnico próximo e especializado.
Recursos
Projetados para oferecer desempenho, flexibilidade e integração, os equipamento de ensaios de resistência de aterramento da Entran contam com uma série de funcionalidades que facilitam a automação dos testes, a rastreabilidade dos dados e a comunicação com os sistemas da sua linha de produção.
Diferenciais
✔Desenvolvimento e fabricação nacional
Todos os nossos equipamentos são inteiramente projetados e fabricados pela Entran, garantindo reposição de peças, assistência técnica e suporte contínuo.
✔ Atendimento técnico próximo e especializado
Oferecemos um canal direto com o nosso suporte técnico e a nossa engenharia de aplicação. Falamos a sua linguagem e entendemos suas necessidades.
✔ Desenvolvimento sob demanda
Fazemos projetos específicos para aplicações especiais, de acordo com as especificações do cliente.
✔ Treinamento e suporte pós-venda
Oferecemos treinamento técnico para sua equipe e suporte contínuo durante a operação dos equipamentos.
Segmentos
Essa é uma lista com exemplos de segmentos que são atendidos pelos equipamentos Entran. Uma lista com normas e portaria aplicáveis se encontra em Normas e Portarias para Ensaios de Segurança Elétrica.
Equipamentos exclusivamente para ensaios de resistência de aterramento
Equipamentos para ensaios de resistência de aterramento com outros módulos integrados
-
O HGI7000 realiza testes de ensaios de rigidez dielétrica/HIPOT, resistência de aterramento e corrente de fuga e permite executar de forma programável e automatizada os ensaios de rotina da norma NBR IEC 60601-1 em eletromédicos conforme exigido pela ANVISA.
-
O HG371 é o equipamento próprio para a realização dos ensaios de segurança elétrica conforme a portaria INMETRO 148/2022, portaria INMETRO 371/2009 e similares, com praticidade, segurança e baixo custo.
-
O HGF148 é o equipamento próprio para a realização dos ensaios de segurança elétrica e teste funcional conforme a portaria INMETRO 148/2022, portaria INMETRO 371/2009 e similares, com praticidade, segurança e baixo custo.
-
O HGI7000 realiza testes de ensaios de rigidez dielétrica/HIPOT, resistência de aterramento e resistência de isolamento/megômetro de forma programável e automatizada.
Perguntas e respostas
O que é o ensaio de resistência de aterramento/continuidade de aterramento?
Os nomes resistência de aterramento e continuidade de aterramento são usados para descrever o mesmo ensaio. Nesse ensaio é medida a resistência elétrica (em Ohms – Ω) entre as partes acessíveis e o terminal de aterramento do produto sob teste com a aplicação de uma alta corrente. O objetivo dessa medida é verificar e as partes dos produto que devem ser aterradas estão devidamente bem conectada ao terminal de aterramento.
Essa medida de resistência não pode ser feita com um multímetro ou ohmímetro?
Não. Os multímetros usam baixas correntes para medir resistência, da ordem de micro-ampères ou mili-ampères e as normas que exigem a realização de ensaios de resistência de aterramento especificam correntes normalmente entre 10A e 25A. Essa alta corrente serve para forçar as conexões e expor mais facilmente alguma eventual falha.
Qual corrente devo usar no meu teste?
A corrente de teste é definida normalmente pela norma que rege o teste. Uma lista de normas comuns pode ser encontrada em Normas e Portarias para Ensaios de Segurança Elétrica.
Posso automatizar meu ensaio?
A linha de equipamentos de ensaio de resistência de aterramento automáticos permitem programar a corrente, limites de resistência e tempos de ensaio, restando ao operador somente a conexão dos cabos.
Posso conectar o equipamento de ensaio em um computador?
Sim, alguns modelos oferecem uma porta USB para a comunicação com um computador e o software é fornecido sem custos adicionais pela Entran. O ensaios podem ser configurados e executados diretamente a partir do computador, ou ele pode ser usado somente para extrair os resultados da memória interna do equipamento. Os relatórios de resultados podem ser gerados em PDF, texto, tabela e Excel.
Como funciona a conexão com a impressora?
A conexão com impressora é um opcional oferecido em alguns modelos de equipamento de ensaio e funciona através de uma interface serial com protocolo ZPL, PPLA e PPLB. A impressora deve suportar esse tipo de comunicação, que é comum para impressoras de etiquetas.
Como funciona a conexão WIFI?
O equipamento de ensaio e um computador dotado do software oferecido pela Entran devem ser conectados a uma mesma rede WIFI. Isso irá permitir enviar os resultados dos ensaios automaticamente para o computador e/ou usar as configurações de ensaios feitas no computador.
Posso colocar um botão de início e um sinalizador de aprovado/reprovados externos?
Sim, os equipamentos de ensaios Entran oferecem uma interface com sinais de entrada e saída que permitem a conexão de dispositivos externos para controlar os ensaios e monitorar resultados.
Posso controlar o ensaio por um CLP?
Sim, um CLP pode controlar os ensaios de duas formas: por MODBUS, nos equipamentos que suportam essa interface, ou usando a interface com sinais de entrada e saída.
Se eu tiver múltiplos pontos de testes?
Os equipamentos de ensaios normalmente tem uma só saída. Para testar múltiplos pontos em um mesmo produto sob teste o operador pode realizar o ensaio em várias etapas, reposicionando manualmente os cabos de testes, ou um scanner multiplexador é usado para direcionar a saída do equipamento de ensaios para diferentes pontos de forma automatizada. Mias informações sobre o scanner são encontradas em Produtos – Scanner.
Que tipos de produtos podem ser testados?
Não há uma restrição. Normalmente são testados eletrodomésticos, equipamentos médicos, painéis elétricos, luminárias, bebedouros, no-breaks, etc.