Equipamentos de ensaio de corrente de fuga Entran - Ensaios conforme IEC 60601-1, com conectividade e fabricados no Brasil
Soluções completas para ensaios de corrente de fuga em equipamento médicos
A Entran é uma fabricante brasileira de equipamentos eletrônicos que desenvolve e produz uma linha completa de equipamentos para ensaios de corrente de fuga. Nossos equipamentos são projetados para oferecer confiabilidade, simplicidade de operação e suporte técnico próximo e especializado.
Recursos
Projetados para oferecer desempenho, flexibilidade e integração, os equipamento de ensaios de corrente de fuga da Entran contam com uma série de funcionalidades que facilitam a automação dos testes, a rastreabilidade dos dados e a comunicação com os sistemas da sua linha de produção.
Diferenciais
✔Desenvolvimento e fabricação nacional
Todos os nossos equipamentos são inteiramente projetados e fabricados pela Entran, garantindo reposição de peças, assistência técnica e suporte contínuo.
✔ Atendimento técnico próximo e especializado
Oferecemos um canal direto com o nosso suporte técnico e a nossa engenharia de aplicação. Falamos a sua linguagem e entendemos suas necessidades.
✔ Desenvolvimento sob demanda
Fazemos projetos específicos para aplicações especiais, de acordo com as especificações do cliente.
✔ Treinamento e suporte pós-venda
Oferecemos treinamento técnico para sua equipe e suporte contínuo durante a operação dos equipamentos.
Norma IEC 60601-1 - Equipamentos médicos, odontológicos e dermatológicos
Os equipamentos Entran são preparados para executar os ensaios de corrente de fuga de rotina conforme a norma ABNT NBR IEC 60601 – Equipamento eletromédico – Parte 1: Requisitos gerais para segurança básica e desempenho essencial.
Equipamentos exclusivamente para ensaios de corrente de fuga
Equipamento para ensaios de corrente de fuga com outros módulos integrados
-
O HGI7000 realiza testes de ensaios de rigidez dielétrica/HIPOT, resistência de aterramento e corrente de fuga e permite executar de forma programável e automatizada os ensaios de rotina da norma NBR IEC 60601-1 em eletromédicos conforme exigido pela ANVISA.
Perguntas e respostas
O que é o ensaio de corrente de fuga?
O ensaio de corrente de fuga é um ensaio não destrutivo realizado em equipamentos e ferramentas elétrica para verificar o valor das correntes que circulam fora do circuito em locais como gabinete e aterramento do objeto sob teste. Mais detalhes sobre esse ensaio podem ser encontrados em Ensaio de corrente de fuga – O que é, para que serve e como é feito.
Que tipos de equipamentos devem passar por esse ensaio?
Várias normas especificam ensaios de corrente de fuga. Por exemplo, as normas IEC 60335-1 e IEC 60601-1 estabelecem métodos para ensaio de corrente de fuga em eletrodomésticos e equipamentos médicos. No segmento de equipamentos médicos, odontológicos e dermatológicos, em especial, os fabricantes são obrigados a fazer esse ensaio em 100% dos produtos fabricados.
Qual é o limite de corrente de fuga?
Cada norma define um valores específicos para diferentes medidas e ocasiões. Uma lista de normas comuns pode ser encontrada em Normas e Portarias para Ensaios de Segurança Elétrica.
Posso automatizar meu ensaio?
A linha de equipamentos de ensaio de corrente de fuga automáticos permitem programar os limites de corrente e tempos de ensaio e simular condições de falhas previstas na IEC 60601-1, restando ao operador somente a conexão dos cabos.
Posso conectar o equipamento de ensaio em um computador?
Sim, alguns modelos oferecem uma porta USB para a comunicação com um computador e o software é fornecido sem custos adicionais pela Entran. O ensaios podem ser configurados e executados diretamente a partir do computador, ou ele pode ser usado somente para extrair os resultados da memória interna do equipamento. Os relatórios de resultados podem ser gerados em PDF, texto, tabela e Excel.
Como funciona a conexão com a impressora?
A conexão com impressora é um opcional oferecido em alguns modelos de equipamento de ensaio e funciona através de uma interface serial com protocolo ZPL, PPLA e PPLB. A impressora deve suportar esse tipo de comunicação, que é comum para impressoras de etiquetas.
Posso colocar um botão de início e um sinalizador de aprovado/reprovados externos?
Sim, os equipamentos de ensaios Entran oferecem uma interface com sinais de entrada e saída que permitem a conexão de dispositivos externos para controlar os ensaios e monitorar resultados.
Posso controlar o ensaio por um CLP?
Sim, um CLP pode controlar os ensaios de duas formas: por MODBUS, nos equipamentos que suportam essa interface, ou usando a interface com sinais de entrada e saída.
Se eu tiver múltiplos pontos de testes?
Os equipamentos de ensaios normalmente tem uma só saída. Para testar múltiplos pontos em um mesmo produto sob teste o operador pode realizar o ensaio em várias etapas, reposicionando manualmente os cabos de testes, ou um scanner multiplexador é usado para direcionar a saída do equipamento de ensaios para diferentes pontos de forma automatizada. Mias informações sobre o scanner são encontradas em Produtos – Scanner.